pesquisa google

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Racismo e cotas raciais

Trabalho realizado no intuito conhecer a opinião de diversas pessoas de diversos setores da sociedade. Respeitando aqui a opinião e o posicionamento de cada pessoa diante de polêmico tema.

'

Sou favorável sim as cotas raciais muito embora questione o modo como esse procedimento é aplicado na prática pois talvez a cor da pele não devesse ser o critério de escolha para a obtenção do benefício até mesmo pq a pessoa pode declarar-se negra sem de fato o ser devendo ser considerada a sua condição economica também. No entanto temos uma dívida impagável com os negros e quilombolas por tantos anos de escravidão não sendo possível adotar a meritocracia como criterio de seleção para disponibilizar vagas à aqueles que todos nós sabemos não tiveram as mesmas condições sociais e economicas que eu "branca" para conquistar uma vaga na faculdade, emprego ou concurso público. Não da para deixar de considerar que o negro com condições sociais e economicas favoráveis em nosso país é exceção e não regra.
Melhor seria que não precisássemos de que houvessem cotas e todos estivessem em pé de igualdade no que se refere a oportunidades de trabalho e estudo. Porém, sabemos que isso não é a realidade e por isso creio que e o nosso  dever reduzir esse distanciamento socio-economico atraves da adoção das cotas até que algum dia não sejam mais necessárias ou possa se adotar outro critério que busque reduzir as desigualdades sociais.

Dra Lilian
Advogada
Rio grande/RS
. -------------------------. ------------------------------

Racismo
As cotas raciais contribuem para o aumento do preconceito racial. No Brasil durante o período de colonização, pessoas de várias nações enbarcaram para cá. Hoje mais da metade da população é afrodescendente. O país carrega um peso na consciência, as injustiças cometidas com o povo Africano. Eles foram arrancados de famílias, obrigando a abandonarem sua terra e seus sonhos. Os negros eram povos povos livre, porém os brancos os tornaram num povo escravizado. Agora representantes governamentais e uma parte da população, tenta amenizar e redimir-se dos erros cometidos, baseando-se em sistema de cotas para o negros, como meio destes engressarem nas universidades e fazerem cursos superiores, por fim obtendo seu diploma. Devemos nos posicionar, contra, um erro não se conserta com outro! Negros e brancos devem concorrer em par de igualdade. Beneficiar o negro pela cor é reforçar o preconceito racial e contribuir para certos que ditos preconceituosos do tipo "ele entrou na universidade só porque é negro, está aqui pelo sistema de cotas". Outro agravante é que no sistema de cotas, o negro rico terá maiores chances de preencher as vagas do que o nego pobre, uma vez que a qualidade de estudo e tempo é superior à do negro pobre, que pela sua condição social e de renda familiar acaba buscando o mercado de trabalho mais cedo, muitos deles, antes de concluir o Ensino Médio e suas condições financeiras não oportunizam a preparação em cursinhos ou até mesmo aulas de reforços escolares. Neste caso o sistema de cotas promove ainda mais desigualdades sociais entre classes. Observa-se que mediante os fatores citados, o sistema de cota deve ser abolido sobre pena de aumentar o preconceito racial e as justiças sociais, fortalecimento do elitismo. Devemos oferecer oportunidades iguais aos cidadãos por serem seres humanos e não por pertencerem a cor branca ou preta.
 Eliete Marry
 Nisia Floresta /RN
 Professora

---------------------------------------------------------

___ Sistema de Cotas ... ________Não posso entender como isso possa ser Inclusão , a partir do momento em que : O sistema de cotas é uma ação do governo brasileiro que consiste na reserva de vagas das universidades públicas para negros, índios, alunos em escolas públicas, entre outros grupos. Para os negros, as universidades reservam 20% das vagas para o aluno concorrer pelo sistemas de cotas. Mas para isso a pessoa tem que se Declarar-se Negro e esperar pela avaliação . _________Fortalecendo ainda mais o Racismo e Obrigando a pessoa se sentir , acreditar e validar que realmente é diferente ! Tenho como ex: Dr Ben Carson : negro nascido periferia de Detroit , pobre , filho de mãe analfabeta e solteira, Mas que enfrentou as adversidade e Primeiro neurocirurgião pediátrico a realizar a separação de Bebês siameses , psicólogo, professor e escritor norte-americano entre outros cargos . _________Infelizmente nesse caso não da para voltar atrás e fazer um novo começo , mas foi aí que se iniciou o fortalecimento do Racismo !

Maria Fernanda
Nutricionista

----------------------------------------------------------
. Racismo e cotas.
Na minha opinião deveriamos cumprir o que determina a Constituição, ou seja, igualdade para todos os cidadãos independente da quantidade de melanina da pele ou posição que ocupam na sociedade. Não é a cor da pele que determina se alguém tem mais ou menos direito que o outro. É necessário que a sociedade seja justa e trate a todos com igualdade e não separando as pessoas por raça ou nivel social. Tanto brancos como negros possuem igual inteligência e merecem respeito, assim como, ambos existem em todas as classes sociais, desta forma, não se justifica insinuar que só existem pessoas pobres negras, porque na verdade isso é mentira. Então, tanto negros quanto brancos necessitam de auxílio e proteção do Estado. Portanto, penso que quando todos forem tratados com justiça e igualdade e não sendo colocados a parte na nossa sociedade é que se estará sendo feita justiça social e se formando uma sociedade mais digna e justa o que trará mais respeito e dignidade a todos os cidadãos .

Elaine.

--------------------------------------------------------

Na minha opinião o racismo no Brasil ainda é uma questão a se conscientizar. Principalmente no âmbito profissional e escolar. O racismo está presente em todo lugar. Já sobre as cotas isso sim trato como um caso grave de racismo. Cada um tem capacidade de chegar aonde quer chegar. Negro, branco, índio ou pardo. A cor de pele não deve banalizar a capacidade intelectual de cada um. O programa de cotas generaliza e maximiza o racismo. Ninguém deve se benefiar de algo que pode conquistar. Os negros devem ser tratado como seres humanos e pronto. Cor não define quem a pessoa é. O caráter sim. Sou contra o programa de cotas e de toda e qualquer forma de beneficiamento a quem quer que seja. Todos somos capazes de ir além se acreditarmos em nós mesmos.
Fernando Martinho
Classificador de peças
São Bento do Sul-Sc

-----------------------------------------------------------

Eu sei o quanto já sofri com racismo. Sou negra, sou linda sou forte. Negro NÃO é uma cor básica. Negro é uma côr forte, guerreiro, capaz. Audaz, Negro é gente inteligente,Negro faz ele é capaz. Negro entra pela porta da frente senta na mesa do gerente. Pode ser Presidente. Governar muita gente. Negro pode ser advogado, doutor, governador!. Negro ou Branco tanto faz! Todos tem direto ao céu de paz! O racismo é uma doença voraz. Que consome a alma de quem o faz. Voce jamais tera lugar no céu, se NÃO mudar o seu papel! Negro é vida, Negro e povo, trabalho é cultura Negro é BRASIL.

Marlene Rodrigues
Florianópolis /SC

-----------------------------------------------------------

 Racismo eis a questão! Visão social distorcida. Status, gênero, raça, cor ou religião. São as mazelas da vida. Reflitam preceitos, preconceitos ou julgamentos. Quais aspectos, base da ação. Do pó da terra viemos, a ela voltaremos. Não importa seus proventos, eis a questão ! Cada nação tem credos, leis e imposições. O regime do país...é sorte! Promulgaram leis, emendas, cotas, recurso estiudantil. Pudera, reconhecimento tardio! Aos milhares de negros condenados a morte. (No Brasil). É uma dívida senhores! Da patria obrigação, dever. Sabemos, não retrata com valores. Familias e vidas destruidas dos negros escravos. Aos quais os brancos causaram tantas dores. Sem fraude, sem piedade: justiça! Na constituição, estudo é direito e dever. Somos povos miscigenados. Não é questão dos negros enaltecer. Apenas devolver o que lhes fora tirado.
Rita Arruda
 08/07/2017
Lages SC

-----------------------------------------------------------

Tema muito polêmico.
Porém de minha opinião pessoal
Eu acho que cotas e o mesmo que desmerecer os beneficiários.
Acaso seriam tão incapazes  a  ponto de serem desonerados de suas capacidades intelectuais?
Sou contra as cotas sim. Nao por antipatizar com afros descendentes. Mas porque acredito na capacidade de cada um. Ja não tivemos exemplos de grandes homens  negros e de sucesso? E nao  haviam sistemas de beneficiamento  ou cotas. Não citarei nomes aqui. Mas estão nos mais diversos setores da sociedade.
Eu acredito na capacidade de superação  de cada pessoa. Independente de sua etnia.

Quanto ao racismo:

E o cúmulo da estupidez humana.
Somos todos seres iguais perante a lei e a Deus. Independente de cor e credo.
RACISMO
Esse tipo de Ódio, é um monstro que uma vez que aparece, alimenta se sozinho, da estupidez e ignorancia.

DELONIR CAVALHEIRO
Canoas/RS
Açougueiro

Nenhum comentário: