pesquisa google

Pesquisa personalizada

sábado, 22 de julho de 2017

Violência doméstica contra crianças e adolescentes

TeMa:

Violência doméstica
Contra crianças e adolescentes.

Falar sobre esse tema torna-se essencial em nossa sociedade, porque como pais devemos sempre nos atentar em como corrigir e esclarecer nossos filhos de maneira amorosa e de forma efetiva. Tratando-os com atenção  e amor. Devemos sempre lembrar que os ensinamentos e a forma de correção dos erros de nossos filhos serão  essenciais para formação  de seu caráter.
Devemos aprender a saber utilizar o diálogo, a confiança, o respeito e a sabedoria para mostrarmos aos jovens e as crianças que sempre que forem cometidos  erros, esses devem ser assumidos e corrigidos sem a necessidade de qualquer tipo de punição física ou emocional.
Violência física só gera revolta e aumento de agressividade, enquanto a violência emocional gera medo,  vergonha, traumas e torna as crianças e adolescentes frágeis e psicologicamente dependentes.
Não  se ensina através de violência e sim através de bons exemplos.
É possível educarmos nossos filhos e jovens  através  de bons exemplos e respeito,  pois, precisamos entender que assim como exigimos respeito, também devemos aprender a respeitar nossos filhos e que dessa forma com conversa calma e firme podemos  nos impor , mas, acima de tudo difundirmos de maneira responsável e amorosa que qquer tipo de violência não condiz com uma forma justa de correção  e melhoria de hábitos da sociedade.

Elaine

VIOLÊNCIA

O índice de Violência infantil ainda é crescente atualmente,  crianças são exploradas,
abusadas em alguns casos responsabilizadas com cuidados do lar, irmãos menores.  Expostos a Violência da rua em busca de alguns trocados, muitas vezes para manter os vícios ou a própria alimentação.
Casos mais graves ocorrem quando influenciam emocionalmente ou até fisicamente levando-os ao futuro dos jovens os resquícios da crueldade, muitas vezes tornando-os agressivos e infratores, refletindo no comportamento a vivencia do lar. Há que punir, agir e defender, inclusive de pessoas próximas exploram sté abusam sexualmente causando pânico e silenciando ao sofrimento.
A humanidade passa por grandes transformações políticas, sociais e culturais ainda embricadas na mesmice.
O estatuto da criança e do adolescente através da lei 8069/90 em se tratando da prevenção e proteção integral da criança, o artigo 70 intiga-nos o dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça  doméstica ou violação dos direitos da criança e do adolescente. O artigo 98 preve que as: "medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos forem violados ou ameaçados".
A lei 8742, assistência social e outras previdências. São legislações e regras para prevenir e garantir dignidade para as crianças. Os conselheiros tutelares são designados a tais averiguações em defesa dos direitos, estes muitas vezes ficando imobilizados de agir coerentemente.
Há muito a se evoluir com a finalidade de executar tais leis e direitos adquiridos que deveriam ser a garantia da integridade dos nossos jovens e preservando o futuro com menos Violência e mais dignidade.

Rita Arruda
Lages SC
24/07/2017

Esse é realmente um tema delicado e infelizmente a violência doméstica envolvendo crianças e adolescentes e algo próximo de nós.
Penso que essas situações são o resultado de vários fatores sejam eles culturais, sociais, bem como o conceito de educação deturpado de que somos donos dos nossos filhos e eles tem o dever de realizar a nossa vontade. Nao somos capazes de olha-los como pessoas que nos devem sim respeito e obediência, porém não temos o direito de esmagar a sua personalidade.
A violência doméstica em qualquer das suas modalidades é prejudicial e deixa marcas para o resto da vida. Falo por mim em especial e pelo que visualizei no tratamento dispensado também aos meus irmãos. Houve muita violência moral e também fisica na nossa educaçao, porem também defendo o meu pai porque as experiências ruins que ele teve ao longo da vida o fizeram amargo e bruto além da carreira militar que escolheu. Teve que cuidar muitas vezes sozinho de cinco filhos em razão da doença da minha mãe. Hoje nao guardo nenhuma mágoa e sei que ele fez o melhor que pode por cada um do seu jeito e felizmente hoje se tornou uma pessoa muito melhor de se conviver. No entanto, nem todos aprendem com os seus erros e ainda chegam ao ponto de violar sexualmente os seus filhos. Isso é o que existe de mais reprovável é deve ser especialmente combatido assim como as outras já citadas. Nenhum pai, irmão, parente ou qualquer que seja tem o direito de se apropriar dessa forma de pessoas tão próximas e na maioria das vezes inocentes e indefesas. Creio que só a educação é capaz de nos libertar dessa cultura de violência.

Dra Lilian
Advogada
Rio Grande/RS

O que dizer?
Há muito a ser dito, e importante não se calar diante de abuso infanto-juvenil. Crianças abusadas tendem a ser adultos com problemas. Podendo repetir os mesmos erros dos pais. Posso parecer cruel. Mas infelizmente e a verdade. É preciso quebrar esse círculo  vicioso. Não podemos nos calar. Alguém precisa defender nossas crianças, proteger o futuro. Fazer com que se sintam parte do mundo e da vidam
É preciso que eu, você, que todos nós abracemos essa causa. É cuidemos de nossas crianças.
Lembremos ainda. Não somente as agressões  físicas causam malefícios, masctambem as agressões verbais  e morais causam dano a psique da criança e do adolescente.

Delonir cavalheiro
Canoas/RS

Nenhum comentário: